quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Os eletroímãs nas campainhas elétricas e nas indústrias


Nas campainhas elétricas:
Ao cessar a passagem da corrente, o campo magnético do solenoide desaparece. Daí por que o eletroímã é um ímã temporário. Os eletroímãs têm muitas aplicações no dia a dia, como nas campainhas elétricas. No esquema de uma campainha elétrica percebe-se seu funcionamento. Com o circuito aberto, não passa corrente e o eletroímã não atua. Ao fechar o circuito com um aperto do botão, a corrente passa a circular por ele, acionando o eletroímã que atrai a vareta metálica que golpeia a campainha. Assim, o circuito se abre, cessa a atração e a vareta metálica volta à sua posição inicial, fechando novamente o circuito. O processo se repetirá enquanto o interruptor estiver apertado.

Nas indústrias:
Sem os eletroímãs não teríamos eletricidade! Até alguns engenheiros eletricistas não sabem, mas dentro da bobina do gerador se encontra um pequeno ímã, que devido à rotação da bobina o transforma em um grande eletroímã! Assim temos a corrente alternada, que é a corrente elétrica produzida por todas as usinas elétricas em todo nosso país.
E algumas empresas o eletroímã tem função fundamental na separação de sucatas. Ele consegue separar com precisão bronze, ferro, latão, entre outras utilidades, o eletroímã aparece também nos trens-bala e em toda tecnologia atual.
Eletroímãs são utilizados em outros tipos de serviços:
- Em pontes rolantes para transporte de peças de ferro e aço.
- Em separadores de metais ferrosos e não ferrosos,
nas esteiras transportadoras.
- Em eletromagnetos que servem de interruptores.
- Em comutadores elétricos.
- Em simples campainhas residenciais; e assim por diante, poderemos citar vários exemplos de utilização dos eletroímãs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário