quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Experiência II: Cigarra e campainha elétrica


Objetivo:

Aproveitaremos nessas experimentações o campo magnético produzido pela corrente elétrica. Propomos a construção de uma cigarra e de uma campainha elétrica. 

Inicialmente, enrole uma camada de fio de cobre esmaltado #22 ou #24, sobre um prego e teste a intensidade do campo magnético produzido. A seguir, em outro prego, enrole 5 camadas superpostas, espiras juntas, do mesmo fio. Teste o novo campo magnético. Essas experiências lhe permitiram que, quanto maior o número de voltas do fio sobre o núcleo (prego), maior será a intensidade do campo magnético. Essa montagem ilustramos abaixo:



























Uma cigarra caseira pode ser montada com esse último eletroímã (aquele com 5 camadas de fios sobrepostas). A e C são as extremidades do enrolamento do solenóide (5 camadas de fio de cobre #22 a #24). B é um pedaço de fio de cobre flexível que liga o fio de ferro (arame rígido) ao terminal E. Esse fio de ferro toca no grampo de latão que abraça a armadura feita de lata.

Cuidado! Nos esquemas as voltas do fio ao redor do núcleo não são reais assim, na figura (b) abaixo, apesar do desenho indicar apenas 5 voltas de fio ao redor do núcleo, o real são cinco camadas completas de voltas de fio (no caso, isso passa de 60 espiras de fio).



A campainha seguirá a seguinte linha de montagem:



Variante da campainha:
Atenção, isso é uma ilustração e, portanto, não vá pensar que o eletroímã consta de 6 ou 7 voltas de fio sobre o parafuso (como aparece na figura). O real são 6 ou 7 camadas de fio 22 ou 24 sobre esse parafuso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário